Atacado de Tecidos e Tecidos para Uniformes

Atacado de Tecidos na JK Tecidos

O que é e como funcionam os Tecidos de Malha

tecido-de-malha-malha-dupla-meia-malha

O tecido de malha é produzido por um setor da área têxtil designada como malharia. O tecido de malha possui características elásticas importantes que são geralmente o motivo de sua grande aceitação pelos consumidores.


Com o tecido de malha são confeccionados artigos que geralmente ficam próximas da pele, como: roupas íntimas, meias, calções, pijamas, artigos esportivos, biquínis, sungas, entre outros. Atualmente o uso de tecido de malha tem se expandido para fins de decoração e domésticos e também para a aplicação agroindustrial, com destaque para embalagens em indústrias alimentícias, forrações, estofados automotivos, telas de proteção, redes. Os tecidos de malha estão cada vez sendo mais presentes no dia a dia das pessoas.


Os tecidos de malha são utilizados há muito tempo pelos seres humanos, existem exemplares deste tipo de tecido no Museu do Louvre (Paris), um xale e um “boné” de 2550 anos, que foram encontrados em escavações arqueológicas no Egito.


Antes do século XVI, os tecidos de malha eram todos produzidos manualmente. Em meados de 1500, foi inventada a primeira máquina de tricotar, causando grande revolução na produção deste tipo de tecido. Mesmo com este avanço, o tecido de malha, até 1914, tinha seu uso limitado, sendo usado apenas em épocas frias ou em prendas de uso interior.

Diferenciais dos
Tecidos de Malhas

tecido-de-malha-versatilidade-duram-mais

Os tecidos de malha são caracterizados por possuir entrelaçamento de um ou mais fios, onde a laçada formada passa dentro da laçada que foi formada anteriormente, não havendo nenhum ponto de ligação fixo entre elas. Existem dois tipos de tecido de malha, sendo eles, especificamente, de dois tipos: a meia malha e a malha dupla. A partir desses dois tipos e com os recursos próprios da máquina utilizada, podem ser feitas todas as outras estruturas conhecidas que seguirão esta divisão. Os tecidos de malha possuem propriedades específicas que lhe conferem características singulares:


Flexibilidade: são flexíveis, podendo moldar-se as formas do corpo humano, ficando livres para se moverem em caso de tensão;

Elasticidade: as laçadas podem escorregar uma em cima das outras quando estão sob tensão e voltar para a posição inicial quando não forem mais tensionadas.

Porosidade: possuem poros que permitem a troca de calor com o ambiente.

Estabilidade Dimensional: as dimensões uma vez atingidas não são modificadas;


Os tecidos de malha como qualquer outro tecido possuem vantagens e desvantagens. As vantagens são suas propriedades de elasticidade e flexibilidade e ainda a variedade de produtos que podem ser feitos com eles. As desvantagens consistem na deformação (devido a sua flexibilidade) e o enrolamento (tendência a enrolar nas bordas).

Fale com nossos especialistas em
tecidos de malha

Se você tem interesse em adquirir tecidos de malha ou deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, fale com nossos especialistas. Possuímos uma equipe de especialistas em tecidos de malha que poderão esclarecer suas dúvidas e assessorá-lo a fazer as escolhas mais acertadas.


Você já percebeu que os tecidos de malha possuem características que lhe atribuem especificidades únicas, e além disso, existem variadas aplicações e tipos. Para não se enganar e evitar prejuízos, seria importante se precaver, estando embasado em informações confiáveis, que lhe assegurem a realização de bons negócios. Então, não tenha receio e conte com nossa ajuda especializada em tecidos de malha.

Rua Paschoal Gobbo, 22 - São Vito - Americana/SP

(19) 3478.1977 | (19) 3478.1998