Atacado de Tecidos e Tecidos para Uniformes

Atacado de Tecidos na JK Tecidos

O que é e como funcionam os Tecidos de Algodão

tecidos-algodao-conforto-praticidade

O tecido de algodão é um tipo de tecido que vem sendo utilizado ao longo da história da humanidade e atualmente continua seu caminho de sucesso compondo diversos artigos, como peças do vestuário de pessoas de todas as idades, peças de roupa de cama e banho e em tantas outras aplicações.


Este tecido é feito a partir das fibras macias que envolvem a semente de algodão, uma planta (Gossypium) presente na sua forma nativa em regiões tropicais e subtropicais. Para a composição de tecidos, a fibra de algodão é fiada em fio compacto. O fio é torcido e enrolado quando é fiado conferindo ao tecido de algodão resistência, conforto e qualidade. O tecido de algodão serve como isolante térmico, favorecendo ótima proteção contra as temperaturas baixas. Fácil de ser tingido por possuir alta capacidade de absorção, facilmente lavado e passado sem maiores dificuldades.


Da retirada da fibra das sementes ao tecido pronto, são necessários vários processos. O descaroçamento é o primeiro deles. Nessa fase, as fibras serão separadas das sementes, o que pode ser feito de forma manual ou por máquinas. Após isso, vem o spinning, que transforma as fibras em fios de diferentes espessuras. Segue-se a tecelagem, o processo mais importante, quando há o uso de dois fios que darão gramatura e trama ao tecido. O singeing, o desizing, a decapagem, o branqueamento, a mercerização, a coloração e o acabamento são os outros processos que permitem que o tecido de algodão possa se utilizado para diferentes aplicações cotidianas.

Diferenciais do
Tecido de Algodão

tecidos-algodao-moda

O tecido de algodão possui diferentes características: é suave e confortável, é de fácil manuseio, seca rapidamente e possui boa solidez. As roupas feitas com tecido de algodão absorvem o suor com facilidade, porque o algodão é hidrofílico (possui alta capacidade de absorção). Além disso, a fibra de algodão pode ser misturada com qualquer outro tipo de fibra. Quando se mistura o algodão, eleva-se a elasticidade, dando propriedades singulares à peça. E ainda, o tecido de algodão é hipoalergênico, possui tendência mínima para provocar alergias.


As peças de vestuário feitas com tecido de algodão são confortáveis e macias. Podem ser feitas com tecidos de 100% algodão ou como resultado de mistura de diferentes fibras sintéticas ou naturais. Ideais para serem usadas em climas tropicais, sobretudo no verão, devido à sua capacidade de absorção de umidade. Na decoração, o tecido de algodão pode ser usado para decorar a casa com cortinas, tapetes, roupas de cama, mesa e banho entre outras aplicações. Para a confecção de acessórios, como bolsas, sacolas e malas, também é muito utilizado, devido à sua resistência. Ainda, o tecido de algodão pode ser usado em calçados, encadernações, toldos, entre outras aplicações possíveis.

Fale com nossos especialistas em
Tecido de Algodão

Para adquirir tecido de algodão com qualidade e que seja adequado para a utilização que se destina, é preciso que várias vertentes sejam levadas em consideração. O tecido de algodão apresenta-se de diferentes formas após o processo industrial. Ele pode possuir diferentes tipos de gramaturas, pode ser cru, branco, tingido, mais resistente, menos resistente. São diferentes opções para diferentes objetivos. Por isso, caso queira mais esclarecimentos e orientações individualizadas, fale com os nossos especialistas em tecido de algodão. Eles poderão esclarecer todas as suas dúvidas e permitir que escolhas acertadas sejam feitas, bons negócios sejam realizados e prejuízos sejam evitados.

Rua Paschoal Gobbo, 22 - São Vito - Americana/SP

(19) 3478.1977 | (19) 3478.1998